Geralmente quando chega a época de término de um ano e início de outro ano, envolve-mo-nos em grandes actividades filosóficas sobre o balanço geral de do ano que termina e sobre novos ou actualizados objectivos para o ano novo. Eu como mera mortal não vou fugir a regra e vou neste artigo partilhar convosco, os produtos que ganharam o meu coração em 2015 ou antes disso e mesmo assim se mantiveram na lista de preferências e porquê.

Esta lista inclui apenas produtos comerciais (pois as minhas receitas caseiras variam muito 🙂 ) que eu uso em cada etapa da minha rotina.  Vamos a isso:

Pre-poo 

Eu sou daquelas que não dispensa um bom pre-poo e para isso o meu maior aliando e invicto ainda é o meu bom e velho óleo de côco.

Shampoo

Tenho usado dois tipos de shampoos, um sem sulfatos que uso com maior frequência e outro de limpeza profunda que uso a cada 6 semanas mais ou menos (dependendo da necessidade do cabelo). Os que mais usei em 2015 foram:

  • ORS Hairepair Invigorating shampoo: simplesmente amo este shampoo, ele consegue limpar o meu cabelo sem deixa-lo ressecado e tem um cheiro bem agradável de menta. Ele é livre de sulfatos e parabenos e por isso, óptimo para usar com produtos que não contenham silicones ou que estes sejam solúveis em água. Usei durante a segunda metade de 2015 e já comprei a garrafa para 2016.
  • Herbal Essences Frescor Purificante – Equilíbrio Puro: este é um reforço relativamente novo na minha equipe, mas mal chegou e já causou uma boa impressão. Ele é anti-resíduos e comprei em substituição do mesmo tipo de shampoo da Skala, que sumiu do mercado. Por ser purificante a concentração de sulfatos é maior e por isso uso ele muito espaçadamente, no entanto resseca o meu cabelo apenas o suficiente para me livrar dos produtos acumulados e oferece como bónus uma frescura no couro. O cheiro dele é meio frutado e bem suave, devido aos extratos de ananás que ele contém.

2-min

Ambos shampoos contém água como o principal ingrediente e isto faz com que eles sejam mais amigos da nossa carapinha.

Máscara

Não experimento muitas mascaras comercias, pois de uma maneira geral prefiro fazer as minhas caseiras com base no condicionador do momento, mas feliz ou infelizmente durante o ano 2015 andei preguiçosa e isso deu-me a oportunidade para experimentar produtos novos. Das poucas máscaras que testei, a que ganhou o meu respeito e admiração foi sem duvida a máscara de Kanechom de Jaborandi. Ela é financeiramente super acessível e com uma composição excelente (sem parafinas, petrolatos e silicones insolúveis) deixando o cabelo bem macio e maleável. Resolvi tentar ela, depois da sugestão da marca pela simpática Túlia num grupo do Whatsapp, destinado às meninas de cabelo natural (é incrível o que aprendemos nesses fóruns). Obrigada Túlia 🙂 .

5-min

Condicionador

Tresemmé Naturals: bom, não é segredo para ninguém que me acompanha que uma das jóias da minha coroa é este condicionador . Eu simplesmente não vivo sem ele e já fiz uma resenha completa dele neste artigo.

Aunt Jackie’s In Control Mosturizing & Softening Conditioner: aqui esta mais um integrante novato da minha equipe. Adquiri o produto em Novembro e apaixonei-me logo após a primeira aplicação.  Ele é aquilo que eu chamo de condicionador multi-uso, pois pode ser usado como: cowash, condicionador e para tratamento reconstrutor (possui queratina hidrolizada na sua composição para o efeito).  A sua composição também é ideal para as naturais de plantão, pois não possui sulfatos, parabenos, petrolatos, óleo mineral ou parafina. Eu uso maioritariamente como condicionador após o shampoo e os fios ficam super maleáveis.

1-min

Leave – In

Cantu Shea Butter Leave – in Conditioner Repair Cream – sem duvida que o campeão de 2015 para mim foi este Leave-in. Tem um cheiro maravilhoso e desliza com facilidade. Quando uso este creme fico sem ter a necessidade de hidratar os cabelos durante um bom tempo. Apesar de ser um creme de consistência média / grossa (que normalmente usaria apenas para trancas e twists) consigo usá-lo perfeitamente para um Wash and Go, basta diminuir a quantidade, espalhar muito bem e usar um styler de seguida. A composição também é excelente, livre de silicones e todos os componentes que tentamos evitar, tendo ainda de base a água.

3-min

Óleos

Azeite Extra virgem: fácil de encontrar, barato e multi-uso. Tem melhor combinação que esta? Comecei a usá-lo com mais frequência pois o cabelo já se ressentia a utilização constante do óleo de côco  e o cabelo agradeceu. Tornou-se o meu selante de eleição.

Mango & Lime Jamaican Black Castor Oil: até agora este foi o único óleo de rícino que consegui usar, pois os seu cheiro é quase imperceptível e eu sou a tal que não consegue usar produtos mal cheirosos, não importa o bem que eles proporcionem aos fios. Uso essencialmente para massagens ao couro cabeludo três vezes por semana.

6-min

Stylers

Olive Oil Eco Styler Gel: quando não estou com paciência para fazer o meu gel de linhaça e preciso de fixação e / ou definição, este  este é o primeiro produto ao qual recorro. Ele faz o trabalho direitinho e não resseca os fios.

Relaxante Natural da Capicilin: não se assustem naturais, apesar do nome ele não possui nenhum elemento químico na composição. Ponho este produto nesta categoria porque o uso desta maneira, mas há quem o use como Leave-in. Ele tem um textura bem leve, quase líquida e tem um cheiro bem suave. Uso para obter Wash and Go mais volumosos, em que a definição não é o meu principal objectivo.

4-min

Estes foram os meus favoritos de 2015 (e não se preocupem que não os uso todos ao mesmo tempo) e o melhor de tudo é que foram todos adquiridos em território nacional. Quais são os vossos?